30 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril, 2024

Fugindo da crise, venezuelanos invadem casas em Roraima

25/10/2016 – Atualizado em 25/10/2016

Governo do estado diz que 30 mil cruzaram a fronteira em 2016. “Quando cheguei em casa vi 9 crianças e dois casais”, diz moradora.

Por: Marcio Ribeiro com G1

A crise econômica na Venezuela provocou uma fuga em massa pra Roraima. Imigrantes estão dormindo nas ruas de boa vista e invadindo casas de moradores.

Dianaia se mudou para reformar a casa e levou um susto quando voltou e encontrou cinco venezuelanos.
“Eu solicitei para que eles se retirassem da casa, porque a casa tinha dono e que ela ia ser reformada. Eles falaram que não tinham para onde ir e que não tinham condições de sair daqui”, disse a engenheira florestal Dianaia Lopes.

Ela só resolveu a situação um mês depois, com a ajuda de um advogado.
Aparecida não teve a mesma sorte. A casa dela está ocupada até hoje por venezuelanos.
“Quando eu cheguei aqui eu cheguei brava, de repente eu vi nove crianças e dois casais dentro da minha casa”, contou a autônoma Maria Aparecida Alves.

Os venezuelanos têm vindo cada vez mais para Boa Vista em busca de emprego e comida. A Venezuela enfrenta uma grave crise econômica e faltam os produtos mais básicos no supermercado.
O governo de Roraima diz que 30 mil venezuelanos cruzaram a fronteira em 2016. Mas ainda não calculou quantos voltaram para casa e quantos ficaram por aqui.

“Esse tipo de estudo não é rápido para ser feito, nós precisamos iniciar o cadastro desses venezuelanos, iniciar a contagem e verificar em que situação eles se encontram”, explicou Doriedson Ribeiro, coordenador do Gabinete Integrado.

Como não há abrigo para imigrantes em Roraima, quem não tem onde ficar, acaba na rua.
Jorge é um dos 1,8 mil venezuelanos que pediram refúgio em 2016.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está...

Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas

Com a industrialização de Mato Grosso do Sul em ritmo acelerado, faltam motoristas profissionais e sobram vagas no mercado de trabalho. Segundo o sindicato...

SEDECT emite nota de pesar pelo falecimento do servidor Walmair Batista Leal

Com profundo pesar, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (SEDECT) da Prefeitura de Três Lagoas, informa e lamenta o falecimento...