26 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Filhas de pais jovens têm 35% mais chance de ter câncer

19/04/2014 – Atualizado em 19/04/2014

Por: Terra

Não só a idade das mães afeta a saúde dos filhos, mas a faixa etária dos pais no momento de concepção dos filhos também influencia o desenvolvimento das crianças. De acordo com um novo estudo da City of Hope Institute in California, meninas filhas de pais mais velhos que 30 anos ou com menos de 20 têm mais chances de desenvolver câncer na vida adulta. As informações são do site inglês Daily Mail.

A pesquisa descobriu que meninas que têm pais mais jovens do que 20 anos quando nascem têm quase o dobro de chance de terem câncer no ovário e 35% a mais de propensão de desenvolverem câncer de mama na vida adulta do aquelas cujos pais têm entre 25 e 29 anos quando elas nascem. Já as meninas filhas de pais entre 30 e 34 anos têm 25% mais chance de terem câncer de útero.

Os pesquisadores examinram mais de 133 mil mulheres americanas entre 1995 e 2010 e, neste período, 5.300 foram diagnosticadas com câncer de mama, 515 com a doença no ovário e mais de 1.100 com câncer no endométrio, tecido que reveste o útero. Por isso, estas informações foram cruzadas com a idade dos pais para entender como a faixa etária paterna afeta a presença dos tipos de câncer relacionados a hormônios.

Os pesquisadores já esperavam que filhas de pais mais velhos tivessem mais chances de desenvolver a doença, mas ficaram supresos com os riscos das filhas de pais jovens e adolescentes. “Nossos resultados indicam que a idade dos pais, especialmente a idade paterna, no momento da concepção da criança parece estar associada a uma ampla gama de efeitos sobre a saúde e o desenvolvimento dos filhos”, explica Yani Lu, coordenadora do estudo.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Traficante é presa pela 1°DP após desmanche de esquema de venda de drogas

Suspeita foi detida enquanto chegava em sua residência com várias porções de cocaína, destinadas à venda.

Identificado corpo de homem encontrado morto em Três Lagoas

Foi identificado na manhã desta quinta-feira (28) pela polícia o homem foi encontrado morto no anel viário, na BR-262, região do bairro Nova Três...

Atleta três-lagoense da SEJUVEL conquista prata e bronze na Copa Brasil de Atletismo

O três-lagoense Pablo dos Anjos Vicente fez bonito e trouxe duas medalhas para Mato Grosso do Sul, na Copa Brasil Loterias Caixa Atletismo de...