20.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Feriadão no serviço público deve elevar abstenção no segundo turno

22/10/2014 – Atualizado em 22/10/2014

Por: C.G.News

A maioria dos 66 mil servidores do governo estadual terá um feriadão de quatro dias, de sábado (25) até terça-feira (28), quando se comemora o dia do servidor público. O Poder Judiciário também “criou” o feriadão. Candidatos e especialistas temem que isso contribua para a ausência do eleitor das urnas no domingo (26), data de realização do 2º turno.

No dia 5 de outubro, 1º turno das eleições gerais, quase 30% (29,1%) dos eleitorado sul-mato-grossense não votou, ou seja, mais de 500 mil pessoas aptas a exercer o voto não o fizeram. A maior parcela, 20,53% não compareceu aos locais de votação, outros 8,48% preferiram votar em branco ou anularam seu direito na urna eletrônica.

“As eleições de 2º turno tem, de maneira geral, uma abstenção maior, na casa dos 5% em relação ao 1º turno. Mas, não acredito que por conta do feriado esse percentual seja alarmante”, pondera o cientista política Tito Machado.

O candidato do PT ao Governo do Estado, senador Delcídio do Amaral (PT), revelou que já começou um trabalho, durante a propaganda eleitoral gratuita, para incentivar o eleitor a comparecer às urnas.

“Vamos fazer um esforço grande para motivar, e tentar diminuir abstenções, nulos e brancos. Chegamos a 30%, é muito. Não podemos obrigar ninguém a fazer as coisas. Isso aconteceu, se não me engano em 2008, em uma eleição no Rio de Janeiro. O Sérgio Cabral (então governador) deu ponto facultativo e ganhou o Eduardo Paes (candidato à época e hoje prefeito), ele ia disputar contra o Gabeira (ex-deputado Fernando Gabeira), candidato da zona sul, do pessoal mais elitizado, que viajou no feriado. Ganhou o Paes”, lembrou Delcídio.

Já o tucano Reinaldo Azambuja não acredita que o feriadão atrapalhe a votação. “Acho que essa abstenção do 1º turno, 20% de abstenção e 10% de brancos e nulos, são pessoas que não acreditam na politica, estão decepcionados e deixaram de votar. O feriado, pode atrapalhar, mas cada um tem seu dever cívico, não será fator determinante. O que nos preocupa é esse número de 30%”, ponderou o candidato a governador do PSDB.

Para o cientista político, no 1º turno o eleitor tem um nível de compromisso maior em razão de um comprometimento assumido com alguém que concorreria ao pleito. “No 2º turno não existe esse leque de opções, além do descontentamento com a política, a eleição desse ano foi catastrófica. Tanto estadual, quanto federal”, finaliza Tito.

Feriadão – Em função do dia do servidor público, que é comemorado em 28 de outubro, o Governo estadual decretou ponto facultativo na próxima segunda (27) e terça-feira (28). Com isto os funcionários poderão ter quatro dias de feriado, de sábado até terça-feira.

Esta medida não se aplica às unidades e serviços que são considerados essenciais, que por sua natureza não podem ser paralisados ou interrompidos. Para estes dias irão existir diversas ações esportivas e culturais voltadas aos servidores estaduais.

As outras instituições do Estado, como o Poder Judiciário, também irão aderir a esta decisão e estabelecer ponto facultativo para os dois primeiros dias da semana que vem e assim emendar o “feriadão”, após as eleições de segundo turno no Estado. Nesta semana inclusive a Assembleia Legislativa realiza diversos eventos culturais, com apresentações musicais, artísticas e exposições para comemorar esta data aos servidores.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

No primeiro turno, 70% dos eleitores compareceram às urnas no dia 5 de outubro (Foto: Marcelo Calazans)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem é socorrido após ser encontrado passando mal dentro de carro em estrada vicinal

Vítima foi socorrida à UPA, onde recebeu maiores atendimentos.

Polícia Militar Rodoviária prende mais de 1 tonelada de drogas em Amambai

Uma equipe do Tático Operacional Rodoviário -TOR, do BPMRv, apreendeu na madrugada desta terça-feira (23), veículo com carga de maconha na MS 485. Os Policiais...

Rádio Caçula realiza campanha para arrecadar leite para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Três Lagoas

Entrega das caixas será realizada durante o "Jornal da Manhã" do dia 15 de maio, ao vivo. Cada doação já faz à diferença.