21.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Especialistas repudiam liminar que trata homossexualidade como doença

19/09/2017 11h03

Defensores da ‘cura gay’ são criticados por confundir discurso científico e religioso

Por: Da Redação

A decisão judicial que autoriza psicólogos a oferecerem terapias de reversão sexual provocou revolta entre especialistas, militantes LGBT e entidades. O CFP (Conselho Federal de Psicologia) classificou a medida como uma violação dos direitos humanos sem qualquer embasamento científico.

Presidente do CFP, Rogério Giannini destaca que, nos últimos cinco anos, a entidade julgou 260 processos disciplinares éticos. Apenas três, ou seja, 1,15% do total podem ter relação com a norma da resolução 01/99.

Giannini considera a decisão da Justiça Federal “estranha”, já que o conselho não exerce controle sobre pesquisas acadêmicas, portanto, não pode ser acusado de proibir estudos sobre qualquer tema. O conselho vai recorrer da decisão.

Giannini explica que o Judiciário não pode dizer como se devem interpretar as normas de um conselho responsável por regulamentar o exercício de uma profissão, critica. “Oferecer tratamento para a homossexualidade, que não é uma doença, só aumenta a exclusão de uma parte da população e a violência sexual, e o Brasil já é campeão em crimes ligados à homofobia. Os psicólogos se recusam a ser chamados para reforçar o preconceito”, explica.

Para Giannini, os defensores da cura gay confundem discurso religioso e científico e incentivam as pessoas a recorrerem a terapias sem eficácia comprovada.

Uma pesquisa da Associação Americana de Psicologia revelou que pacientes que se sujeitam a supostos tratamentos de mudança de orientação sexual registraram sintomas como depressão, confusão mental, ansiedade e pensamentos suicidas.

Presidente da Comissão de Direito Homoafetivo da OAB-RJ, Raquel Castro sublinha que a medida judicial contraria a resolução da OMS e que, por isso, logo será derrubada.

“A homossexualidade não é uma doença. O juiz ultrapassou todos os limites, porque está tentando se sobrepor ao que diz a medicina. Não acredito que a população se identifique com esta medida homofóbica. Estamos vivendo um momento de tolerância e aceitação da diversidade sexual. A liminar é uma tentativa de uma minoria barulhenta de impor um retrocesso social” diz Raquel.

A professora de Psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Jaqueline Gomes de Jesus, concorda: “A interferência em nossa atividade ignora que a heterossexualidade é estudada há décadas pelos cientistas, e que seu debate foi iniciado pela própria população”, assinala. Para ela a psicologia moderna se baseia em experimentos e no método científico. Não trabalhamos com estereótipos”, comenta.

Críticas nas Redes Sociais

A decisão judicial foi amplamente criticada nas redes sociais. A hashtag #HomofobiaÉDoença figurou na última segunda-feira (18) entre as seis mais postadas no Twitter em todo o mundo.
Um usuário afirmou: “Não é preciso ser gay, lésbica ou bi para lutar contra a homofobia. Basta ter um cérebro e uma boa dose de bom senso!!”. Segundo outra internauta, “A homossexualidade NÃO é doença. A homofobia SIM”.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Único deputado federal assumidamente homossexual, Jean Wyllys definiu a liminar como “aberração legal e científica” e promete apoiar o CFP na Justiça.

“Por um lado, ela (a decisão) viola a Constituição Federal e diversos tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil é signatário. Por outro lado, significa uma intromissão indevida nas decisões do CFP. É como se um juiz tentasse “derrogar” a lei da gravidade ou decidir que a Terra é plana, ou ordenar aos médicos que passem a tratar o câncer com suco de limão e não com quimioterapia ou radioterapia, compara. “Não existe nenhuma polêmica na comunidade científica internacional sobre a homossexualidade ser uma doença”.

Marcelle Esteves, vice-presidente do Grupo Arco Íris de Cidadania LGBT, aponta uma contradição. “O sofrimento dos homossexuais estaria sendo ignorado pelos defensores da cura gay, que alegam ter interesse em seu bem-estar. A saúde mental de uma pessoa poder ser afetada pela homofobia. É difícil encarar a opressão social e esconder sua identidade. Mas o medo de enfrentar esta violência não é uma doença” explica.

Por ter caráter liminar, a decisão é provisória até que se julgue o mérito, mas já tem validade plena e não há data para o julgamento definitivo. O recurso será analisado por um desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que poderá referendar a liminar ou derrubá-la.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.

Secretária da SEJUVEL fala sobre sua posse imediata e visitas aos bairros

Na manhã desta terça (23), representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) participaram do Programa ‘Hora da Notícia’, apresentado por Fábio...