25.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Eclipse lunar e Super Lua de Sangue: fenômeno raro será de madrugada

Fenômeno poderá ser visto em todo o Brasil

18/01/2019 09h49
Por: Sizenando Mendes

Na madrugada de domingo para segunda-feira (20 – 21) ocorrerá o único eclipse lunar total de 2019. O espetáculo será ainda maior, pois, será madrugada de ‘Super Lua de Sangue’. A lua cheia estará em ponto de maior proximidade com a Terra e isso faz com que o satélite aparente ser maior (de 10% a 15%) e mais brilhante.

O eclipse lunar pode ser visto a olho nu e ainda melhor com binóculos ou lunetas. O fenômeno acontece quando Sol, Terra e Lua se alinham e também poderia ser chamado de pesadelo dos Terraplanistas.

Na Grécia antiga, Aristóteles notou que as sombras na Lua durante os eclipses lunares eram redondas, independentemente de onde um observador estivesse. Ele percebeu que somente se a Terra fosse um esferoide, suas sombras seriam arredondadas – uma revelação de que ele e outros tinham muitos séculos antes dos primeiros navios navegarem pelo mundo.

Apesar de esse eclipse lunar ser visto de forma parcial na África e na Europa, será visível em sua totalidade nas Américas. O fenômeno poderá ser visto a olho nu e ainda melhor observado com binóculos ou lunetas.

Em Campo Grande, o início do eclipse, quando a Lua começa a ser encoberta, será por volta das 23h37min de domingo (20). O eclipse total ocorrerá durante a madrugada de segunda-feira (21). A fase principal do eclipse começa à 1h41. A Lua passará cerca de uma hora totalmente encoberta e, às 2h43, a fase total termina, com eclipse parcial até as 3h50.

A previsão do tempo para Mato Grosso do Sul, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Porém, vamos torcer para que a madrugada seja de céu limpo, sem chuva e sem nuvens para o espetáculo ser apreciado.

Como acontece o eclipse lunar

Eclipses acontecem quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham. Os eclipses lunares podem acontecer apenas durante a lua cheia, quando a Lua e o Sol estão em lados opostos da Terra. Nesse ponto, a Lua pode se mover para a sombra projetada pela Terra, resultando em um eclipse lunar.

O eclipse deste mês é chamado de Super Eclipse, pois, também haverá uma Super Lua de Sangue. “Super” porque a Lua estará mais próxima da Terra em sua órbita durante a lua cheia e “sangue” porque o eclipse lunar total tornará a Lua uma tonalidade avermelhada.

O tom avermelhado acontece quando a Lua se move completamente para a umbra. A razão para esse fenômeno? Atmosfera da Terra. À medida que a luz do Sol atravessa a atmosfera, as pequenas moléculas que compõem a nossa atmosfera espalham a luz azul, e é por isso que o céu parece azul. Isso deixa para trás principalmente a luz vermelha que se dobra ou refrata na sombra da Terra.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Podemos ver a luz vermelha durante um eclipse enquanto ela cai na Lua na sombra da Terra. Este mesmo efeito é o que dá ao nascer e ao pôr-do-sol uma cor laranja avermelhada. Apesar de eclipses lunares não serem tão raros, o próximo Eclipse Lunar Total só poderá ser visto do Brasil em maio de 2022.

Informações do Site Midiamax.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...