25.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Dia Internacional do idoso é comemorado em Três Lagoas

29/09/2016 – Atualizado em 29/09/2016

Conselho Municipal orienta população, realiza atividades recreativas e pede ao próximo prefeito que centralize atendimentos à 3ª idade na Clínica do Idoso

Por: Marcio Ribeiro

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado no próximo dia primeiro de Outubro, o Conselho Municipal do Idoso (CMDI) está desenvolvendo uma série de atividades em Três Lagoas.

Eventos tem a finalidade de conscientizar a população quanto às medidas para aumentar a qualidade de vida dessa faixa etária por meio de políticas públicas e investimentos nas áreas de saúde e de infraestrutura.
Segundo Marcio Oliveira, presidente do CMDI, programação começou na última quarta feira (28) com orientações e entrega de cartilhas na Feira Livre do período noturno desenvolvidas pelo CMDI e por servidores do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Profissionais desses órgãos foram ao centro da cidade na manhã desta quinta-feira (29), mais precisamente no entorno do relógio central para a distribuição de panfletos.

O encerramento das atividades será na manhã desta Sexta-Feira (30), às 8h, na Praça Ramez Tebet, onde os idosos receberão atendimentos na área da saúde, como aferição de pressão arterial, medição do nível de glicemia, além de apresentações esportivas, teatrais, dança, música e um delicioso Café da Manhã. Todas as pessoas da terceira idade estão convidadas. O encerramento foi antecipado para sexta-feira devido às eleições no domingo, dia 2.

Segundo Marcio Oliveira, Três Lagoas contabiliza o número de 16 mil e 500 idosos. “Por isso, a gente lembra que o dia do idoso não deve ser comemorado apenas no dia primeiro de Outubro. Devemos tratar bem nossos matriarcas e patriarcas todos os dias. Pra termos uma ideia, ainda é alto o custo para manter um idoso em uma vaga asilar, por volta de R$ 2.500,00 mensais, além de medicações de alto valor custeadas pelo estado. Por isso conclamamos as nossas autoridades quanto à necessidade do planejamento, medidas de acessibilidade nas calçadas e prédios públicos, ampliação viária, aumento do número de vagas em hospitais”, alertou.

Para Oliveira, “os mais jovens devem tratar melhor os mais idosos senão a situação ficará caótica. Esse é o papel do nosso conselho mas deve ser o compromisso da comunidade mais jovem também, porque a tendência é que os mais jovens envelheçam. Nós estamos pavimentando um caminho em que vamos passar, isto é, se chegarmos a envelhecer um dia”, disse.

O conselho também pede a compreensão dos candidatos às próximas eleições para que tenham compromisso na criação de mais vagas asilares, de outros centros de convivência e reforce o atendimento à saúde. “O pleito do conselho para o próximo gestor de Três Lagoas é para que ele centralize o atendimento à terceira idade na Clínica do Idoso, com diagnóstico por imagem, exames clínicos, e atendimento ambulatorial, pois o atendimento prioritário não funciona ainda a contento em nossa cidade”, encerrou.

Marcio Oliveira- Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Três Lagoas.

Imagem: CMDI

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Leis que não pegam: MP cita lei de Paulo Corrêa para exigir prescrição médica legível em MS

A Lei 6.098/2023, de autoria do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), que institui o Dia Estadual em Defesa da Prescrição Legível, foi citada pelo...

Projeto que visa proibir telemarketing realizado via automação será votado hoje

Os deputados estaduais devem votar, na manhã desta quinta-feira (18), em sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), quatro propostas de...

Três Lagoas Fortalece Parceria com APAE através de Acordo de Cooperação

Um Acordo de Cooperação publicado no Diário Oficial do Mato Grosso do Sul (ASSOMSUL), nesta quinta-feira (18) tem por objeto a mútua colaboração entre...