28.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Dia da Consciência Negra é feriado em parte do país; entenda

20/11/2017 15h11

A data comemorativa foi instituída por lei federal, relembrando a morte de Zumbi dos Palmares, mas norma sobre feriado depende de estados e municípios

Por: Da redação

O Dia da Consciência Negra é celebrado neste 20 de novembro. A data faz referência ao dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares. A data foi incluída no calendário escolar como Dia da Consciência Negra em 2003, quando foi instituído o ensino da história e cultura afro-brasileiras nas escolas. Em 2011, a lei 12.519 criou a comemoração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, mas não instituiu o feriado.

O projeto de lei 296/15, de autoria do deputado Valmir Assunção (PT-BA), tenta transformar a data em feriado nacional. Por enquanto, o projeto está em tramitação e precisa passar ainda pelo plenário da Câmara.

Enquanto o projeto não é aprovado, o dia 20 de novembro é considerado feriado apenas nos municípios e estados que aprovaram leis específicas sobre a data. Atualmente, há cinco estados e diversos municípios em que o feriado foi instituído. No Rio de Janeiro, por exemplo, isso se deu por meio de lei municipal e estadual.

Onde houver lei determinando feriado, as empresas deverão liberar os funcionários do trabalho. Caso sejam convocados, deverão receber um dia de folga posteriormente ou, então, o pagamento em dobro pelo dia trabalhado.

“Nas cidades e estados em que há lei decretando o feriado, as empresas que convocarem o funcionário para trabalhar devem pagar o dia em dobro ou negociar uma folga compensatória depois”, afirma a especialista em relações trabalhistas Carolina Cardoso.

Segundo ela, feriado é diferente de ponto facultativo. “Quando é feriado, é obrigatório conceder a folga, diferentemente dos chamados pontos facultativos, quando não existe a obrigação de conceder folga.”

(*) Informações com a Veja.

Em alguns casos, como na cidade do Rio de Janeiro, há simultaneamente uma lei estadual e uma municipal decretando a data. (Vanderlei Almeida/AFP)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Helicóptero do Governo de Mato Grosso do Sul cai com quatro servidores a bordo em Campo Grande

O helicóptero que caiu no fim da manhã desta quinta-feira (18), nas proximidades do Aeroporto Santa Maria, na saída de Campo Grande para Três Lagoas pertence à Casa Militar...

Um Marco de Inovação e Revitalização Urbana

Mais agilidade e comodidade para o cidadão, mas também mais conforto para o servidor. Os projetos têm grande impacto no desenvolvimento do município e...

Leis que não pegam: MP cita lei de Paulo Corrêa para exigir prescrição médica legível em MS

A Lei 6.098/2023, de autoria do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), que institui o Dia Estadual em Defesa da Prescrição Legível, foi citada pelo...