19.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Criminosos aplicam “golpe do boleto” e empresa ‘perde’ mais de R$ 17 mil

30/08/2014 – Atualizado em 30/08/2014

Por: Ata News

Um crime de estelionato chamou a atenção da Polícia Civil de Birigui, devido à audácia dos bandidos, que utilizaram vírus para invadir o sistema e alterar o código de barra de duplicatas para receberam os pagamentos direcionados a uma empresa. A fraude fez com a empresa deixasse de receber R$ 17.429,00 de clientes.

A fraude ocorrida por meio da internet foi descoberta ontem (27) depois que um cliente percebeu a alteração nos dados do cedente na duplicata ao fazer o pagamento. O caso foi registrado nesta quinta-feira (28) e está sendo investigado como estelionato.

Segundo o que foi apurado, a empresa vítima possui vários clientes espalhados pelos país que realizam compras junto aos representantes em outros estados. Os boletos são emitidos por uma agência bancária e, a segunda via, a própria empresa faz a emissão e encaminha ao cliente.

Um dos clientes teria detectado um erro de agência bancária e, só então a empresa percebeu que as duplicatas estavam com o código de barra alterado. O golpista conseguiu inserir um vírus na máquina da empresa.

ssim, quando acessaram o site do banco e emitiram os boletos ocorreu a fraude da seguinte forma – o banco tem como os primeiros cinco números de código de barra e de identificação outros cinco números. (Conforme ilustração acima)

A alteração faz com que, ao efetuar o pagamento, os valores vão para dois bancos distintos, que não é o mesmo utilizado pela empresa vítima. Até o momento, descobriu-se que uma das contas é da cidade de Brasília (DF).

A empresa já fez o pedido do estorno desses valores, que ainda não foi creditado em sua conta. Um dos bancos teria alegado que não tem qualquer responsabilidade, pois o vírus está na máquina da empresa, que não sofreu nenhum prejuízo a menos que as agências não estornem os valores pagos pelos clientes.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...