26 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Congresso Madeira 2014 destaca competitividade do setor

22/09/2014 – Atualizado em 22/09/2014

Por: Assessoria

Nos dias 30 e 31 de outubro, o Rio de Janeiro vai sediar o 7º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia – Madeira 2014. O evento acontecerá na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e vai destacar como tema central a competitividade do setor de base florestal no mercado internacional e as oportunidades de um setor que responde por 6% do PIB industrial brasileiro e gera emprega cerca de 4% da população economicamente ativa do país (fonte: IBA – Indústria Brasileira de Árvores).

O Madeira 2014 deverá reunir, durante os dois dias de realização, cerca de 300 participantes para apresentação de projetos, temas e programas para o setor de florestas plantadas, incluindo debates e propostas. Jussara Ribeiro, presidente do Instituto Besc e coordenadora-geral do Congresso, diz que o objetivo é descortinar o panorama nacional e internacional, vislumbrando o desenvolvimento atual e futuro do setor.

Qual a razão de o Brasil não ter, ainda, posição de liderança na maior parte dos mercados de produtos florestais do mundo se alcançamos as maiores produtividades nos plantios? Qual a explicação para nossa pouca expressão em mercados gigantes como o de compensados, madeira serrada e outros produtos de alto valor agregado? Quais os caminhos para a competitividade nesses mercados? Como estamos nos preparando para novos desafios que surgirão nas próximas décadas, como o de energia, combustíveis e plásticos oriundos da madeira? Estas são discussões que estarão no Congresso Madeira 2014.

A partir do enfoque sobre os mercados internacionais de alto valor agregado, como o de móveis e combustível verde, o Congresso continuará a atrair a atenção daqueles que pensam, desejam e lutam para tornar o uso racional das áreas destinadas ao plantio florestal e produção de energia mais eficiente.

O INSTITUTO BESC DE HUMANIDADES E ECONOMIA, com sede em Belo Horizonte – Minas Gerais busca, desde 2009, mobilizar pensadores das áreas de Governo e academia, assim como líderes empresariais, para o amplo debate visando à formulação de políticas e o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Dessa forma, pretende dar sua contribuição para o crescimento e inserção de todas as regiões brasileiras no universo global do conhecimento, do saber e do bem-estar social.

PRINCIPAIS EVENTOS REALIZADO NOS DOIS ÚLTIMOS ANOS:

2014

Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística – PAINEL 2014, realizado em Brasília.

2013

Terceira Cúpula sobre o Judiciário e os Interesses Vitais da Nação Brasileira – Cúpula Justina, realizado no Rio de Janeiro.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Fórum Internacional Habitat do Cidadão & 3° Congresso pela Sustentabilidade dos Investimentos em Saneamento, realizado em São Paulo

II Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes, realizado no Rio de Janeiro

2012

VI Congresso Internacional da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia, Madeira 2012, no Espírito Santo.

Seminário O Brasil em meio às Transformações do Cenário Internacional – em uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica – SOBEET e o Instituto Besc, realizado em São Paulo.

I Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes – em parceria entre o INEE e o Instituto Besc de Humanidades e Economia, realizado no Rio de Janeiro.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Carro de empresa de transporte pega fogo em cruzamento do Santo André

Uma equipe do 5°Grupamento de Bombeiros Militar foi acionada no local, onde o fogo teria começado no motor do veículo. No Santo André, uma equipe...

Câmara entrega títulos de cidadão três-lagoense, Cidadã Benemérita e Diploma de Mérito Cultural Flora Thomé

Na noite desta quarta-feira (24), os vereadores Tonhão, e o presidente da câmara, Dr. Cassiano Maia se reuniram no plenário da Câmara Municipal de...

Maricá, Um Estudo de Caso no Desenvolvimento Econômico Local

Um modelo de sucesso na busca pelo crescimento econômico sustentável Por Leonardo Alves , especialista em planejamento estratégico público. No estado do Rio de Janeiro, a...