22.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Comissão da Verdade vem a MS pela terceira vez para ouvir índios

30/09/2014 – Atualizado em 30/09/2014

Comissão da Verdade vem a MS pela terceira vez para ouvir índios Terena

Por: C.G.News

A cidade de Aquidauana, a 135 km de Campo Grande, sediará a 3ª Sessão da Comissão Nacional da Verdade (CNV), no próximo dia 17, que irá ouvir índios Terena, a segunda maior etnia de Mato Grosso do Sul. O evento acontece na Aldeia Bananal, das 7h30 às 17h30.

Na ocasião, os indígenas irão falar sobre a violência sofrida durante a ocupação de Mato Grosso do Sul por colonos, como assassinatos, expulsão de territórios tradicionais e confinamento em pequenas reservas.

O objetivo é apurar violações de direitos humanos cometidas contra os povos indígenas do Estado no período de 1946 a 1988, ou violações relacionadas à luta pela terra.

A psicanalista Maria Rita Kehl, que também é membro da CNV e já percorreu vários Estados para ouvir indígenas, participa do evento. Os procuradores da República Emerson Kalif Siqueira e Marco Antonio Delfino de Almeida, além de indígenas terena de várias aldeias, também estarão presentes. O professor Neimar Machado, da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), coordena o evento.

A partir da coleta de depoimentos oficiais, feita pela Comissão Nacional da Verdade, futuras ações de indenização coletiva poderão ser subsidiadas em favor das comunidades indígenas ou outras ações compensatórias.

Comissão apura violações de direitos humanos cometidas contra os povos indígenas do Estado. (Foto: Divulgação)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...

Governo estabelece cota para captura de peixes em 2024

Cotas foram limitadas por dois ministérios Quatro espécies de peixes muito consumidos na culinária brasileira tiveram cotas de pesca estabelecidas para este ano de...