21.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Comissão da OAB pede cassação da candidatura de Levy Fidelix (PRTB) à Justiça Eleitoral

30/09/2014 – Atualizado em 30/09/2014

Luciana Genro (PSOL) também entrou com ação no TSE contra adversário

Por: R7

A Comissão de Diversidade Sexual da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) encaminhou uma representação ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) solicitando a cassação da candidatura de Levy Fidelix (PRTB) à Presidência da República.

O motivo é a declaração homofóbica que o candidato fez durante o debate do último domingo (28), transmitido pela TV Record e pelo Portal R7. “Pelo que vi na vida, dois iguais não fazem filho. E digo mais: desculpe, mas aparelho excretor não reproduz”, disse o presidenciável. Ele ainda pediu à “maioria” para “enfrentar essa minoria” e definiu a comunidade gay como pessoas que “têm esses problemas” e precisa de “ajuda psicológica”.

No pedido, encaminhado para o presidente do TSE, José Antônio Dias Toffoli, a comissão da OAB informa que Levy fez “afirmações injuriosas e depreciativas contra a população LGBTI, inclusive, com incitação à violência”.

Além da cassação do registro de candidatura, a representação da OAB solicita direito de resposta, o “que pode proporcionar um equilíbrio entre o direito da personalidade e a liberdade de expressão durante o processo eleitoral”.

A comissão da OAB também fez o mesmo pedido ao procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot.

De acordo com a assessoria da OAB, apesar de os pedidos já terem sido enviados, as comissões da ordem têm apenas a função de assessorar a diretoria do conselho federal da instituição, sem, portanto, o poder de entrar com ações em tribunais superiores.

Luciana Genro (PSOL), também candidata à Presidência da República e rival de Fidelix nas urnas, também entrou com uma representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o candidato do PRTB por incitar “o ódio e a violência contra a população LGBT em seu pronunciamento no debate”.

No texto apresentado à Justiça Eleitoral, também assinado pelo deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), Luciana alega que “o candidato ora representado incitou à violência e à discriminação contra a população LGBT por meio de verdadeiro discurso de ódio e ofensa à coletividade LGBT em geral”.

— [O pronunciamento de Levy Fidelix] contém o mais fino exemplo de dano moral coletivo que a Justiça Eleitoral jamais pode tolerar, sob pena de ruína dos institutos do Estado Democrático de Direito e violação de princípios constitucionais basilares.

PV entra com representação

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

André Pomba, candidato do PV a deputado federal e representante do PV Diversidade, protocolou hoje uma representação contra o nanico do PRTB). A representação, feita a pedido de Eduardo Jorge, candidato do partido à Presidência, pede que o MP abra um inquérito policial contra Fidelix para apurar desrespeito à dignidade humana.

“A posição do PV todos já conhecem, somos a favor de equiparar a homofobia a crime de racismo. Para nós, mesmo sem essa legislação explicitamente aprovada no Congresso, julgamos que cabe o processo por incitação à violência e preconceito. O Jurídico do PV também está estudando para amanhã uma ação no TSE”, diz Eduardo Jorge na nota distribuída pelo PV.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ex não aceita fim de relacionamento e causa dano em motocicleta de mulher

Uma briga entre duas mulheres que possuíam um relacionamento virou caso de polícia na noite desta quarta-feira (27). A Polícia Militar precisou ser chamada e...

Após se assustar com carro, motociclista sofre queda no Centro

Na tarde desta quarta (27), uma mulher sofreu uma queda após se assustar com um carro no cruzamento das ruas Munir Thomé e Generoso...

Veja o que abre e o que fecha em Três Lagoas durante o ponto facultativo e feriado

Na próxima quinta-feira, 28 de março, e sexta-feira, 29 de março, diversos setores públicos e privados estarão fechados por conta do Ponto Facultativo e...