28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Colômbia declara fim de epidemia de zika no país

26/07/2016 – Atualizado em 26/07/2016

Por: Marcio Ribeiro com G1

A epidemia de zika acabou oficialmente na Colômbia, disse o vice-ministro da Saúde do país nesta segunda-feira (25), 10 meses depois de a doença transmitida por mosquitos ter chegado ao país.

O vírus da zika, que pode causar microcefalia e outros problemas neurológicos, infectou quase 100 mil colombianos e deu origem a 21 casos de microcefalia.
A declaração da Colômbia foi feita depois de especialistas britânicos terem dito neste mês que o surto levará de dois a três anos para se exaurir.

O vice-ministro Fernando Ruiz disse aos jornalistas que o número de infecções vem diminuindo para 600 casos por semana, embora o comunicado não signifique o fim das infecções.
“Podemos declarar que a epidemia terminou. A Colômbia é o primeiro país do continente americano a declarar o fim da epidemia”, disse Ruiz, segundo a Reuters.

Embora especialistas afirmem que cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus não apresentam sintomas, Ruiz disse que as infecções assintomáticas deveriam estar se reduzindo no mesmo ritmo das sintomáticas, acrescentando que provavelmente há infecções que não estão sendo relatadas.

Números da epidemia

Durante a epidemia foram notificados na Colômbia 99.721 casos de zika. Esse número, afirmou o responsável, é “muito menor” do que os entre 450.000 e 600.000 casos que tinham sido previstos no início da epidemia.
Do total, 17.730 casos ocorreram em grávidas. Entre estas mulheres, 12.587 já deram à luz e, desses bebês, 256 apresentaram malformações congênitas, entre as quais se encontra a microcefalia, e que podem ou não estar vinculadas ao zika, afirmou ante a imprensa a diretora do Instituto Nacional de Saúde, Martha Lucía Ospina.

Dentro desses casos, foram confirmados 21 de microcefalia associados ao zika, e 160 continuam em análise, segundo a France Presse.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Remédios devem ficar 4,5% mais caros a partir de abril

O preço dos remédios deve ficar 4,5% mais caros a partir de abril. O reajuste anual dos medicamentos deve repor a inflação, segundo estimativa...

Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril

Modalidade é ofertada para trabalhadores com salário de até R$ 2.640 Em até 15 dias, os trabalhadores de carteira assinada com renda de até...

Vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão da dengue

O diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, disse nesta quinta-feira (28) que a estratégia de vacinação para combater a dengue pode...