24.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril, 2024

CESP deixa comando das usinas de Jupiá e Ilha solteira na quinta

29/06/2016 – Atualizado em 29/06/2016

Maioria dos funcionários vai para a CTG

Por: Marcio Ribeiro e Ilha de Notícias

A Companhia Energética do Estado de São Paulo (CESP) deixa o comando da usina de Ilha Solteira, e também a de Jupiá,em Três Lagoas, no final da noite desta quinta-feira (30). À meia-noite de sexta-feira (1º), já assume a chinesa China Three Gorges (CTG), que venceu o leilão de concessão das duas hidrelétricas.

Apesar de ter vencido o leilão no final de novembro do ano passado e assinado o contrato de concessão em janeiro de 2016, a CTG acertou com a CESP um período de transição de seis meses, conforme previa o edital, e que se encerra nesta quinta-feira.

Com a passagem de comando, chega ao fim a era da CESP em Ilha Solteira. A empresa foi responsável não só pela construção da usina, mas também pela cidade de Ilha Solteira, e teve forte presença na sua administração até a emancipação.

A CTG, que passará a controlar a usina de Ilha Solteira, é dona da maior hidrelétrica do mundo, a de Três Gargantas, na China. Em 2011, a empresa adquiriu 21,36% da Energias de Portugal (EDP). No Brasil, a subsidiária da CTG está presente desde 2013, com participação em 3 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos. Em agosto, adquiriu também as participações da Triunfo na Rio Verde, Rio Canoas e TNE.

Funcionários – Na reta final dessa transição, funcionários, Sindicato, CESP e CTG chegaram a um acordo, onde 217, dos 242 funcionários das duas usinas, decidiram deixar a estatal e migrar para a empresa chinesa, com garantia de receberem as indenizações.

Os 25 restantes tem até esta quinta para decidirem se migram apara a CTG. Quem não aceitar, continua na CESP, com a garantia de que todos tenham o destino correto dentro da estatal.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.

Secretária da SEJUVEL fala sobre sua posse imediata e visitas aos bairros

Na manhã desta terça (23), representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) participaram do Programa ‘Hora da Notícia’, apresentado por Fábio...