26.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Cachorro de 36,5 kg faz check-up antes de tratamento

20/09/2014 – Atualizado em 20/09/2014

Por: G1 / Correio do Estado

‘Bolinha’, o vira-lata obeso resgatado de uma lanchonete num posto de combustível na BR-364, em Mato Grosso, ainda deve passar por uma série de exames antes de iniciar o tratamento para emagrecer pelo menos 20 kg dos atuais 36,5 kg. Um check-up preliminar indicou que a glicose, o colesterol e o triglicérides do animal estão com os índices normais e testes para doenças como leishmaniose e cinomose deram negativos. O cachorro foi levado pra uma clínica veterinária particular em Cuiabá na última quarta-feira (17), após ser acolhido pela ONG Organização de Proteção Animal de Mato Grosso (OPA-MT).

Na próxima semana, Bolinha vai fazer exames como ecocardiograma, ultrassonografia do abdômen e raio-X do tórax. E só depois dos resultados é que será possível detalhar o tratamento para a perda de peso que será aplicado nesse caso. O que se sabe, por ora, é que isso será feito por meio de ração especial para cachorros obesos e que o animal deverá se exercitar em uma esteira aquática especial para cães. A intensidade e a regularidade dos exercícios, no entanto, ainda não podem ser especificadas.

“Eu nunca tinha atendido um cachorro desse porte. Fiquei muito assustada quando vi. Ele está muito obeso, a gente nunca pegou nenhum cachorro assim. Vai ser um desafio [fazer o tratamento]”, disse a médica veterinária Mayelli Pozzebonn, que faz parte da equipe de cinco veterinários, entre eles especialistas em fisioterapia e ortopedia, que vão cuidar do animal nos próximos meses. O cachorro deve ficar lá pelo menos até dezembro.

Segundo Mayelli, Bolinha deveria pesar entre 10 kg e 15 kg, no máximo, pelo porte dele, considerado médio. A perda de peso, que por si só é difícil, deve se tornar ainda mais complicada em função da idade do cão. Estima-se que ele tenha, no mínimo, 12 anos de idade. “Vai ser difícil. Não tem como falarmos agora se ele vai perder esses quilos. Será uma jornada prolongada”, avaliou a veterinária.

O animal perdeu a visão de um olho por conta de catarata e chegou à clínica com muitos carrapatos. Tem dificuldade de se locomover em função do excesso de peso e gosta de ficar deitado. “Às vezes ele faz uma posição que a gente chama de ortopneica, que é sentada e buscando ar, com a cabecinha levantada. Isso para respirar melhor”, disse Mayelli.

A história do animal tem comovido algumas pessoas. Bolinha já ganhou uma cama, um edredom, um ventilador, e as doações para pagar o tratamento dele já chegam a quase R$ 500. O valor total dos custos ainda não foi divulgado.
Adaptação

Os primeiros dias na clínica não têm sido fáceis para o cão. Ainda assustado com a mudança brusca de ambiente, ele não tem se alimentado direito e nem tomado água o suficiente. Para evitar a desidratação, está tomando soro pela veia. Os veterinários ainda vão introduzir aos poucos a ração na alimentação do animal. “Ele não é um cachorro que se colocarmos ração ele vai comer. Foram 12 anos na rua, acostumado com comida. Primeiro, vamos tentar dar o que ele já comia. Fazer uma carne, colocar uns legumes e depois misturar com um pouco de ração”, explicou a veterinária.

Caso o animal se recuse a comer, os veterinários vão alimentá-lo via sonda, até que Bolinha se acostume com o lar provisório. As altas temperaturas registradas em Cuiabá, na casa dos 40º C, também têm provocado desconforto no cachorro. Por conta disso, ele está alojado num consultório da clínica, com o ar-condicionado ligado.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...

Governo estabelece cota para captura de peixes em 2024

Cotas foram limitadas por dois ministérios Quatro espécies de peixes muito consumidos na culinária brasileira tiveram cotas de pesca estabelecidas para este ano de...

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos O Brasil registrou 2.542.298 nascimentos em 2022, segundo dados das Estatísticas de Registro Civil divulgadas nesta...