26.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Botulismo, uma tragédia anunciada

14/10/2017 11h33

Revés em fazenda sul-mato-grossense alerta para as falhas no combate à doença

Por: DBO 443

A imagem com centenas de bovinos mortos na fazenda Mônica Cristina, em Ribas do Rio Pardo (MS), voltou a chamar a atenção de criadores para uma enfermidade de grande importância econômica e sanitária na pecuária brasileira: o botulismo.

A presença de toxinas botulínicas dos tipos C e D na silagem de milho reidratado que foi adicionada à ração de 1.700 animais confinados provocou a maior incidência de mortes por botulismo já registrada em uma única fazenda no País.

Em quatro dias, de 3 a 7 de agosto, 1.100 animais com idades entre 24 e 36 meses com sinais de paralisia muscular morreram, causando prejuízo estimado em R$ 2 milhões para o confinador Pérsio Ailton Tosi.
“Sempre trabalhamos com muita eficiência e respeito à sanidade animal e ao meio ambiente”, afirma o pecuarista que é proprietário da Marca 7, condomínio que agrega além dessa fazenda, outras quatro propriedades – duas de cria e duas de recria – localizadas nos municípios de Ribas do Rio Pardo, Águas Claras e Três Lagoas, todas no MS.

Com mais de 40 anos na atividade, Tosi é um criador profissional. Trabalha com ferramentas modernas e adota todos os protocolos preconizados por especialistas para garantir o bem-estar e o bom desempenho dos animais. Mas isso não foi suficiente para evitar a tragédia. “Tenho que redobrar os cuidados”, admite o pecuarista.

De acordo com o médico veterinário Luciano Chiocheta, diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro/MS), houve falhas na conservação da silagem. “A causa provável foi a proliferação das toxinas botulínicas por meio de bolor ou mofo na ração animal, mais especificamente na silagem de milho em grão”, afirmou, com base nos resultados dos ensaios laboratoriais do setor de Patologia Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Em visita à propriedade, técnicos da Iagro/MS encontraram rasgaduras em um dos silos-bag, mas não detectaram a presença de carcaça de nenhum animal na silagem, o que levanta também a possibilidade de que o material ensilado tenha se deteriorado ao entrar em contato com o ar, deixando o ambiente propício para o desenvolvimento da toxina.

A outra “brecha” para a disseminação do botulismo no rebanho foi detectada no protocolo de imunização aplicado nesta safra de animais. Pérsio Tosi substituiu a vacina própria para o combate ao botulismo, usualmente aplicada nos animais no pré-confinamento, por uma outra vacina polivalente para proteção contra todos os tipos de clostridioses, entre elas a C. botulinum. “Aplico a vacina anti-clostridiose e o reforço nos bezerros, mas este ano não encontrei a vacina contra o botulismo no mercado e decidi apostar em um novo medicamento”, lamenta.

*Matéria orginalmente publicada na edição 443 da Revista DBO

(Foto: Arquivo / Fazenda Marca 7)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...

Governo estabelece cota para captura de peixes em 2024

Cotas foram limitadas por dois ministérios Quatro espécies de peixes muito consumidos na culinária brasileira tiveram cotas de pesca estabelecidas para este ano de...

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos O Brasil registrou 2.542.298 nascimentos em 2022, segundo dados das Estatísticas de Registro Civil divulgadas nesta...