22.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Aos 85 anos morre o Bispo Emérito da Diocese de Três Lagoas Dom Izidoro Kosinski

16/09/2017 09h50

Confirmação do falecimento foi anunciada às 20 horas e 15 de sexta-feira (15)

Por: Dayane Milani

Dom Izidoro estava internado há alguns dias no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba (PR). Já com a saúde debilitada pela idade, o quadro clínico de Dom Izidoro se agravou devido a um acidente ocorrido há alguns anos.

A confirmação do seu falecimento foi anunciada às 20 horas e 15 de ontem, sexta-feira (15) por representantes da Casa da Congregação da Missão São Vicente de Paulo, de Araucária (PR), local onde ele residia desde 2009.

O corpo de Dom Izidoro será sepultado na cidade de Araucária. A missa e exéquias será celebrada neste sábado (16) às 15h na Igreja São Miguel em Tomás Coelho/Araucária – PR. Na sequência, será o sepultamento.

*** Exéquias são ritos e orações com os quais a comunidade cristã acompanha seus mortos e os encomenda a Deus. Em todos os povos e em todos os tempos encontram-se ritos relacionados com os defuntos e com os que choram a morte de algum familiar. Também conhecido por “Ritual de Exéquias”.

Vida de humildade, fé, testemunho e lutas

Natural da cidade de Araucária (PR), Dom Izidoro Kosinski foi ordenado Bispo em 24 de julho de 1981 e sua posse na Diocese de Três Lagoas aconteceu no dia 9 de agosto do mesmo ano.

Ele conduziu a diocese durante 27 anos e neste período deixou um importante legado de ensinamentos voltados para os mais humildes e necessitados.

Nas décadas de 80 e 90, essa postura caridosa e justa, custou a Dom Izidoro duras críticas vindas de pessoas que não tinham empatia pelas causas sociais, as quais ele fez valer seu lema de ordenação episcopal: “Evangelizar os Pobres”.

Suas batalhas e conquistas sociais eram compartilhadas com toda a comunidade por meio do Jornal Vida Diocesana, periódico impresso que nasceu junto com constituição da Diocese de Três Lagoas com o intuito de manter a transparência nas tomadas de decisões da Igreja e aproximar as pessoas das ações pastorais.

Apesar dos obstáculos, Dom Izidoro sempre se manteve ao lado dos desfavorecidos e batalhou para o repasse de terras na região, pelos direitos dos operários e dos povos indígenas. Nesta última, destaca-se todo o empenho de Dom Izidoro em prol da etnia Ofayé, única tribo deste povo, já registrada, localizada no entorno de Brasilândia (MS).

Aos 77 anos Dom Izidoro Kosinski teve a sua renúncia, por limite de idade, aceita pelo Vaticano. Esse pedido foi uma solicitação própria devido a idade avançada com que se encontrava. Nas vésperas de confiar a Diocese de Três Lagoas ao Dom José Moreira Bastos Neto (25/1/1953 a 26/4/2014), Dom Izidoro dizia ter cumprido a sua missão e que agora, estava pronto para retornar a sua terra natal e descansar.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

(Com Assessoria de Imprensa)

(Foto: Campo Grande News)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...