23.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril, 2024

Ao completar 60 anos a Rádio Caçula ganha o maior presente: O direito de migrar da AM para FM

25/11/2015 – Atualizado em 25/11/2015

O presente de aniversário marca nova fase da emissora, que já é líder de audiência.

Por:Redação

Fundada em 14 de novembro de 1955 pelo empresário Romeu de Campos, a Rádio Caçula completa 60 anos de história, tradição e defesa da população de Três Lagoas (MS) e, o seu filho Romeu de Campos recebeu hoje como presente de aniversário, a autorização para fazer a migração imediata da AM (Amplitude Moderada) para FM (Frequência Modulada).

Segundo Romeu de Campos Júnior, filho do fundador da emissora e atual Diretor Presidente, a migração foi inicialmente oficializada pelo Diário Oficial da União, no dia 3 de novembro de 2014 com a previsão inicial seria funcionar na nova sintonia de 96,2 mhz no mês de dezembro daquele ano, visto que a documentação exigida já tinha sido entregue.

Com a migração publicada no Diário Oficial de hoje, a Rádio Caçula manterá os dois sinais no ar (AM e FM), que devem ser idênticos e simultâneos. “A mudança vai proporcionar a transmissão a aparelhos celulares e o sinal chegará mais longe” disse a Diretora da emissora Toninha Campos.

Romeu de Campos relata que entrou em contato com o Engenheiro Mauro que presta assessoria para a emissora para agilizar todos os detalhes para a migração, pois com a assinatura do Decreto em 2013 que autorizou a transferência, as discussões giravam na definição do valor referente ao custo da licença para operar na faixa FM.

Segundo ele, na publicação de hoje o governo federal divulgou os critérios de adaptação de outorgas das empresas de radiodifusão, o que inclui os valores a serem pagos pelas emissoras para mudar de faixa.

A informação do governo ressalta que, para migrar à faixa FM, as rádios AM vão ter que trocar seus sistemas de transmissão de sinal, que inclui transmissores, antenas e equipamentos auxiliares. Além disso, terão que pagar pela licença para operar na outra faixa, em parcela única, que deverá ser pago
no período de 25 de fevereiro a 25 de maio de 2016.

Segundo o Ministério das Comunicações, das 1,8 mil emissoras AM em operação no país, 1,4 mil já solicitaram a mudança para FM. O governo estima que cerca de 1 mil já poderão fazer a migração para a nova faixa em 2016, estando entre elas a Radio Caçula.

Romeu de Campos Júnior (Diretor Presidente), Romeu de Campos (Saudoso Fundador da emissora) e Toninha Campos (Diretora)

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3
Foto divulgação: Presidente Dilma Rousseff durante cerimônia de anúncio dos critérios de adaptação de outorgas de radiodifusão AM para FM

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem é detido após tentar entrar em ônibus alcoolizado, sem camisa e sem pagar passagem

Mesmo após ser orientado à ir para o Centro POP, causou transtorno à quem estava pela região, sendo preso.

Motociclista tem escoriações após carro invadir preferencial e causar colisão

Vítima foi socorrida à Unidade de Saúde pelo SAMU. Já a motorista do automóvel permaneceu no local e prestou todo o auxílio necessário. Por volta...

Universitários sofrem acidente com moto e são socorridos pelo Corpo de Bombeiros

Chovia no momento do acidente e a pista molhada com terra pode ter contribuído a queda das vítimas da moto.