19.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril, 2024

2ª Cia do Exército e febianos são homenageados no Legislativo

17/04/2015 – Atualizado em 17/04/2015

Por: Assessoria de Imprensa

A Câmara Municipal realizou sessão solene, na noite de quinta-feira (16), em homenagem aos 91 anos do Exército em Três Lagoas e em homenagem a três ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutaram na Europa contra o regime nazi-facista. A sessão de outorga de moções de congratulação foi proposta pelo presidente da Casa, Jorginho do Gás.

A solenidade contou com a participação do comandante da 2ª Cia de Infantaria, Nélio Moura Bertolino, do comandante da Polícia Militar, Wilson Sérgio Monari, do ex-comandante do Exército em Três Lagoas, tenente-coronel João da Moura, do comandante da área 2 da PM, coronel Oriovaldo de Jesus Muniz, da prefeita Marcia Moura e do delegado regional adjunto, Juvenal Laurentino Martins.

Os febianos Manoel Domingos, Aroldino Batista Fernandes e Agostinho Gonçalves da Mota foram laureados com moções de congratulação, entregue pelo major Bortolino e pelo vereador Marcus Bazé, que presidiu a sessão, representando o presidente Jorginho do Gás. O comandante da 2ª Cia de Infantaria, major Nélio Moura Bertolino recebeu a moção conferiada ao Exército, das mãos dos vereadores Beto Araújo, Idevaldo Claudino e Welton Irmão.

O evento foi realizado em parceria entre a Câmara Municipal de Três Lagoas e a 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro. Além dos Febianos, Carlos Alberto Crepaldi, engenheiro-chefe da Usina Hidrelétrica “Engenheiro Sousa Dias” (Jupiá), também foi homenageado com diploma de colaborador emérito do Exército, concedido pelo Comandante Militar do Oeste, pelo apoio nas operações.

Segundo o comandante da 2ª Cia de Infantaria, major Bertolino, neste ano, a intenção foi realizar as comemorações do Dia do Exército, comemorado em 19 de abril, fora do quartel, para ter mais proximidade com a sociedade três-lagoense.

Para ele, os febianos são os verdadeiros heróis do Brasil a quem as homenagens são justas. “São estes que senhores que representam os brasileiros que acataram o chamamento da pátria e foram lutar contra o nazi-facismo no teatro de operações europeu, mais especificamente,

na Itália. Felizes são os países que possuem verdadeiros heróis para cultuar”, enfatizou.

Filha de militar, a prefeita Márcia Moura agradeceu a presença do Exército no município. “Hoje são dois motivos para se festejar e lembrar, o primeiro pelos 91 anos da instalação da Infantaria em Três Lagoas que faz parte da história de lutas e vitórias da Cidade, e o segundo, por homenagear esses homens que se dedicaram a proteger o Brasil e Mundo”, declarou. A prefeita ainda disse ser um orgulho ter estes homens em Três Lagoas.

O vereador Marcos Bazé, falando em nome do Legislativo, também ressaltou o heroísmo dos febianos. “Esses homens participaram da história de Três Lagoas, do Brasil e do Mundo e por isso é com muito orgulho e carinho que os saúdo em nome deles, todos os militares que protegem a nossa nação”, disse.

Durante a solenidade, foram apresentados vídeos destacando tanto a presença dos febianos na Segunda Guerra Mundial, quanto a presença da 2ª Cia no município.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Foto Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem tem queda de sofá e tem corte e sangramento na cabeça

Caso aconteceu no Nova Americana, onde vítima foi socorrida à UPA.

Eldorado Celulose anuncia investimento de R$ 25 bilhões para segunda fábrica em Três Lagoas

Cerca de 10 mil empregos deverão ser criados durante a construção, e de 2 mil postos de trabalho permanentes após concluída, segundo o empresário, fundador e acionista da empresa, Wesley Batista em evento nesta segunda-feira (22).

Coordenadora de Vigilância Epidemiológica explica sobre casos de Chikungunya em Três Lagoas

Em entrevista à Rádio Caçula na manhã desta segunda-feira (22), Adriana Spazzapan falou também sobre o aumento dos números em relação à doença - cerca de 15 em somente uma semana.