32.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Em busca de eficiência e equilíbrio das contas, governo quer retomar jornada de 8 horas

Durante dois dias sindicatos serão recebidos por integrantes da gestão Azambuja

11/03/2019 08h15
Por: André Rodrigues

A partir das 9h da manhã da segunda-feira (11), o governo do Estado anunciou que começará a receber os sindicatos que representam os cerca de 75 mil servidores estaduais para tratar de proposta de restituição da jornada normal de trabalho e do PDV (Plano de Demissão Voluntária), este último a ser encaminhado à Assembleia.

De acordo com a assessoria da gestão de Reinaldo Azambuja, além de apresentar a proposta de PDV, o governo vai tratar da restituição da jornada normal de trabalho de 40 horas semanais, evitando gastos desnecessários com concursos e contratações e igualando à carga dos demais trabalhadores brasileiros.

Números divulgados pelo governo estadual mostram que pelo menos 32,5% dos servidores ativos devem ser atingidos pelo aumento de jornada, reduzida para seis horas semanais ainda em 2004.

O governo espera que a medida represente, na prática, melhora na prestação de serviços públicos à população, e alega que esse acréscimo de duas horas diárias de trabalho equivale à contratação de quatro mil funcionários, mas sem resultar em um aumento significativo de gastos.

Levantamento

A gestão Azambuja revela que encomendou uma pesquisa de opinião em quatro municípios sul-mato-grossenses (Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá), que mostra que 93% da população é favorável ao expediente integral, ou seja, se 8h diárias, nas repartições públicas.

Após cobranças de sindicalistas por mais diálogo com a administração estadual, o governo voltou a afirmar que a proposta de PDV se soma a outras medidas, como renegociação da dívida do Estado, definição de teto de gastas, reforma administrativa e da previdência, a fim de manter saúde financeira de Mato Grosso do Sul.

As reuniões com sindicatos estão marcadas para esta segunda-feira e para , terça-feira (12). Na segunda, o encontro está marcado para sede da SAD (Secretaria de Estado de Administração). Após esta etapa, o projeto será enviado para apreciação dos 24 deputados estaduais.

Informações via MidiaMax

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3
Foto: Divulgação/Chico Ribeiro/Subsecom

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Carro de empresa de transporte pega fogo em cruzamento do Santo André

Uma equipe do 5°Grupamento de Bombeiros Militar foi acionada no local, onde o fogo teria começado no motor do veículo. No Santo André, uma equipe...

Câmara entrega títulos de cidadão três-lagoense, Cidadã Benemérita e Diploma de Mérito Cultural Flora Thomé

Na noite desta quarta-feira (24), os vereadores Tonhão, e o presidente da câmara, Dr. Cassiano Maia se reuniram no plenário da Câmara Municipal de...

Maricá, Um Estudo de Caso no Desenvolvimento Econômico Local

Um modelo de sucesso na busca pelo crescimento econômico sustentável Por Leonardo Alves , especialista em planejamento estratégico público. No estado do Rio de Janeiro, a...