A Rádio

 

Rádio Caçula: 59 anos de história e tradição no município de Três Lagoas

A emissora Rádio Caçula AM de Três Lagoas, fundada em 14 de novembro de 1955 pelo empresário Romeu de Campos, completa neste ano 59 anos de história e tradição no município. A empresa foi criada pelo empresário aos seus 32 anos de idade, na época em que atuava como rádio telegrafista dos Correios e tenente no Exército Brasileiro.

Romeu de Campos deixou familiares e amigos em agosto de 1992. Após essa data, sua esposa Olinta de Campos os filhos Arlete Campos, Roberto Carlos de Campos e Romeu de Campos Júnior assumiram a empresa.

INSTALAÇÕES DA EMISSORA

A empresa foi originalmente inaugurada em um prédio na Rua Paranaíba, Centro, próximo do antigo em um estabelecimento de propriedade do empresário Ale Mustafa, onde possuía oficina de consertos de rádios.

Por não possuir condições financeiras, construiu artesanalmente o primeiro transmissor da emissora que foi aprovado pelo então DENTEL e que funciona perfeitamente até os dias de hoje, e mantido pela emissora como relíquia. O local original das instalações dos transmissores permanece inalterado até os dias de hoje na Lagoa Maior, onde posteriormente abrigou as instalações gerais da Rádio Caçula.

Posteriormente a empresa mudou-se para a Rua Elmano Soares – onde funciona um escritório de contabilidade- e em seguida para a Rua João Silva, ambos no centro da cidade. Após longos anos, a empresa mudou novamente seu endereço, passando a ficar na Rua Paranaíba, altura do nº 104 e alguns anos depois passou a irradiar seu sinal na Rua João Carrato, onde funciona até hoje a Casa dos Parafusos. Finalmente todo o conglomerado da emissora foi transferido para a Av. Aldair Rosa de Oliveira, onde permanece até os dias de hoje.

PROGRAMAS DE AUDITÓRIOS

Na grade de programação da empresa, Romeu de Campos sempre promoveu programas de auditórios, que tinha participação de seus ouvintes que assistiam e compartilhavam a recreação no auditório construído na própria rádio, ainda na Rua João Carrato.

Vários cantores da época se apresentaram ao vivo no local. Até mesmo o personagem “Bozo” da antiga TVS, atual canal de televisão SBT fazia sucesso. O programa “Cidade x Cidade” também foi destaque, pois pela participação a emissora trouxe de presente ganhar uma ambulância 0 Km que foi doada ao Hospital Auxiliadora. Seus diretores também participaram por diversas vezes do programa de Silvio Santos.

CAMPANHAS POLÍTICAS

Nos tempos modernos, a Rádio Caçula possui grande peso em diversos setores, principalmente na área da política, formando opinião na maioria da população. Na época, a empresa participou da campanha de Marcelo Miranda (PMDB) que se elegeu governador de Mato Grosso do Sul.

Os atuais proprietários da Rádio Caçula Romeu de Campos Júnior e Toninha Campos comandavam as apresentações nos palcos do Ginásio de Esportes, distribuindo a população diversos prêmios.

UNIDADE MÓVEL

Após o casal de empresários – Romeu e Toninha- assumirem a direção da empresa em maio de 1993, adquiriu a primeira unidade móvel, um Fiat Fiorino usado. O falecido Wilson Alaman comandava as reportagens externas na área policial que eram de grande sucesso. André Luiz Benites foi outro destaque nos comentários diários da cidade.

Com o crescimento da rádio, outros veículos foram comprados, como um Ford Fiesta 0 Km. Atualmente a emissora possui duas motocicletas -moto link- e outros dois veículos Volkswagen 0 Km. A empresa também investiu em equipamentos de última geração ficando 100% digital.

A Rádio Caçula AM de Três Lagoas também ficou conhecida pelo seu site de notícias -www.radiocacula.com.br-, que já é referência em várias cidades do País e um dos líderes em acesso em Mato Grosso do Sul.

A emissora emprega atualmente 29 funcionários.